manutencao12.png
Na sua Empresa, a Manutenção é um mal necessário ou um diferencial competitivo ?
 

Módulo de Gestão da Manutenção

 

O módulo de gerenciamento da Manutenção do TPManager foi desenvolvido com base na metodologia WCAM (World Class Asset Management). ou Gestão Classe Mundial da Manutenção, criada pela Advanced Consulting & Training, com base em mais de trinta anos de experiência de seus consultores na implementação bem sucedida de sistemas de gestão de Ativos, que utiliza conceitos modernos e as melhores práticas de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade, sendo a melhor solução disponível hoje para colocar a Manutenção de sua empresa na era da Industria 4.0.

Alvo WCAM.png

CMMS (Computerized Maintenance Management System), ou, Sistema Computadorizado de Gestão da Manutenção, é o termo utilizado mundialmente pelos profissionais de Manutenção quando se referem ao software de gerenciamento de manutenção.

 

Mas, será que o seu software de Manutenção é mesmo um CMMS ?

A maioria dos Softwares de Gerenciamento da Manutenção disponíveis hoje no mercado, não passa de bons gerenciadores de Ordens de Serviço, e não atendem as necessidades dos modelos modernos de gestão de Manutenção e Confiabilidade.

Discorda dessa afirmação ? Então responda quanto tempo você leva para saber, de todos os equipamentos de sua empresa, quais foram os cinco componentes que mais falharam durante os últimos doze meses, o MTBF de cada um desses componentes e a probabilidade de cada um falhar em mais duzentas horas de operação. 

Se você levar mais de um minuto para responder de forma gráfica a essas três perguntas, você precisa tomar duas ações imediatas: Melhorar a sua Gestão de Manutenção e substituir o seu CMMS, que está inadequado para as atuais necessidades de gestão da Manutenção.

rcm1.png

A Engenharia de Manutenção é uma disciplina que evoluiu muito nos últimos trinta anos, porém os softwares de gestão da manutenção disponíveis hoje foram desenvolvidos anteriormente a essa data, com base no conhecimento e nas práticas de então. Posteriormente, com o advento de indústria 4.0, em 2010, buscando atender a uma demanda crescente da Engenharia de Confiabilidade diversos aplicativos foram criados, porém são muito específicos, limitados e difíceis de integrar com os softwares de manutenção existentes.

Como resultado, as Empresas dispendem muito recurso e tempo para obter dados necessários para a melhoria contínua das suas práticas de manutenção e, consequentemente, dos seus resultados. O fato de a maioria das empresas não se atentarem a esse detalhe é que, infelizmente, ainda hoje a "Manutenção Corretiva" continua sendo o principal tipo de manutenção realizada pela maioria das Empresas. E num ambiente onde as pessoas vivem correndo atrás de "apagar incêndios", não há espaço para pensar em melhoria da Manutenção. Nesse cenário, os gestores estão mais preocupados em controlar a apropriação de peças e mão de obra, e mesmo os sistemas mais simples e ultrapassados atendem a essas necessidades.

 

Algumas funções do Módulo de Manutenção do TPManager:

Cadastro dos Equipamentos, com seus data sheets.

Classificação dos Equipamentos (ativos),

Cadastro dos Componentes,

Cadastro da estruturação dos Processos e árvores de Componentes,

Análise FMECA e determinação das Criticidades dos Modos de Falha,

Análise decisional RCM (Reliability Centred Maintenance), ou, Manutenção Centrada na Confiabilidade,

Criação dos Planos de Manutenção Preventiva (PM) e Preditiva (PdM),

Criação dos Padrões de Manutenção,

Elaboração do Mapa de 52 semanas,

Priorização, Planejamento e Programação da Manutenção,

Registro de Anomalias,

Gestão de Ordens de Serviço com apropriação de recursos e custos,

Registros da execução das atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva,

Registros de Melhorias,

Gestão de backlog de Manutenção,

Gestão de Sobressalentes de Manutenção,

Análise de Falhas (RCFA - Root Cause Failure Analysis e FTA - Failure Tree Analysis),

Relatórios e Indicadores de Manutenção (desempenho dos equipamentos e das equipes de manutenção),

Dashboards Operacionais, Supervisionais e Gerenciais,

Telemetria de Parâmetros de Equipamentos e de Processos,

Cálculo de Confiabilidade de Componentes, Sistemas e Equipamentos,

Gestão da Curva P-F de Componentes, Sistemas e Equipamentos,